sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sensíveis demais


Poderia começar esse texto enrolando você, querido leitor, mas prefiro ir direto ao ponto. Participando de uma aula na escola dominical que falava sobre transparência na vida pessoal, Marquinhos, nosso professor, falou da importância de ter amizades. A leitura foi a seguinte:

“Como o ferro com ferro se aguça, assim o amigo afia o rosto do seu amigo”

Provérbios 27:17


Dizia ele que todos nós, sem exceções, temos pontos cegos em nosso caráter e precisamos de um amigo para enxergá-los e nos ajudar a afiar o nosso caráter. Um dos grandes problemas dos relacionamentos interpessoais são pessoas donas da verdade, juízes uma das outras, gladiadores que matam com a lamina afiada e grande que tem na boca e infelizmente isso afeta nós, cristãos. Estamos nos tornando grandes cegos. E como já diria o velho ditado: "O pior cego é aquele que não quer enxergar...".


A liderança não pode mais repreender ninguém, porque se não são vistos como “Os carrascos” da Igreja. Se um músico vai pro banco porque desrespeitou a liderança, é um absurdo. Se o líder vai conversar e tentar mostrar um pequeno erro de conduta, o que se ouve é: "Não, não foi culpa minha." , " Eu sou assim, e Deus me ama do jeito que eu sou." , "Não quero conversar. Não devo satisfação a ninguém. Agora não tá?"


Nos tornamos sensíveis demais. Crentes de porcelana, é o que parecemos. Até quando você vai almoçar o seu pastor na sua mesa depois do culto só porque ele te deu uma lição? Até quando vai ficar doído pelos cantos dizendo: “Ah... isso é uma injustiça comigo?”. Quando é que Deus poderá dar-nos alimento sólido? Pára logo com esse "nhê-nhê-nhê".


Certa vez Jesus deu um discurso muito duro no qual ele falou que as todos precisavam comer da sua carne e beber do seu sangue. Muitos, multidões, viraram as costas para ele, pois ouviram o que não queriam ouvir, porque as palavras foram "fortes demais". E ele parecia um “canibal” falando aquelas coisas. As palavras de Jesus significavam que eles deveriam não só ir atrás dele querendo pão, pão, pão e pão, porque Jesus não era nenhum padeiro e nem havia aberto uma "pensão para os povos" com um slogan do tipo: "Pão quentinho e multiplicado grátis", mas viver a própria vida dele na íntegra. E adivinha, os discípulos também não gostaram do que ele falou e disseram: “Caramba Jesus, que duro esse discurso, acho que você pegou pesado.” Então obtiveram a seguinte resposta: “Por acaso vocês querem ir embora também? Podem ir...”


Sejamos sensíveis na hora certa. No momento de aprender, de ser ensinados, sejamos firmes. Se não mudarmos essa situação, seremos um bando de crentes cegos que não influenciam mas que escandalizam o mundo com suas ações.


Aquele que tem ouvidos, ouça. Não fale.

9 comentários:

Anônimo disse...

caraca maluco pegou pesado!!rs s s s to zuando com vc..... caraca x isso é verdade, precisamos ser "maduros para ouvir e sábios pra falar" heeee fiz agora essa,r s ss

nao tinha pensado nesa parada, ja vou a té mudar um pouco do meu jeito .. valeu mesmo cara!t amo brother!!!! Q Jesus t ilumine.....

Anônimo disse...

Valeu Ray... Deus te abençoe mano!

Elida Suzana disse...

Vc acabou com o anonimato do X...

Unknown disse...

pow eu creio que esse blog
não foi veido apenas para as
pessoas apenas entra
mais para ser abençoada
pelo blog.
gostei muito muito msm
espero que Deus de abençoe
vlw mlk muito bom.

Beto! disse...

Vejamos!
O que eu posso dizer sobre tal assunto? Farei melhor!

C.S. Lewis em "Cristianismo Puro e Simples", diz:"“Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento.”.

Neste ponto concordo com ele. Alguns cristãos não são maduros suficientemente para ouvir palavras duras. Quando Jesus manda os discípulos embora, logo após de "espantar" a multidão, eles dizem:"...para onde iremos, se só tu tens as palavras de vida eterna?".Acho que o problema todo é imaturidade, aliada com uma falta de intimidade com Jesus.Os discípulos andavam com Jesus e confiavam nele, por isso não foram embora e aceitaram as palavras duras, pois sabiam que era o melhor pra eles!


Acho que já escrevi demais!!!!
vlw Gustavoooo!!!

Gálbano disse...

Ótomo, Betão.
Creio que pegou o coração da coisa. É por aí mesmo que vamos crescer. Estando prontos para ouvir e aprender.

Deus abençoe você, meu amigão.

Anônimo disse...

Amado, tenho certeza que Deus te usou para que possamos entender, compreender, e acima de tudo ter o discernimento do que precisamos fazer para que possamos alcançar as almas que ainda não tiveram o verdadeiro encontro com o Senhor Jesus.Saio desta leitura fortalecido porque o espírito de Deus me tocou profundamente em meu coração, dirigido através de tuas palavras abençoadas.Que Deus possa crescer o teu ministério e que tu possa ser a diferença dessa nova geração.Deus te abençõe!!!!

Gálbano disse...

Amém, Gersinho.
Fico feliz porque o Senhor falou ao teu coração, mesmo, fico muito feliz.

Que o Senhor te abençoe e faça sair a tua justiça como o sol do meio dia.

Unknown disse...

Guh passando aki para dizer que
o blog ficou mtu bom msm !!!